quarta-feira, 31 de julho de 2013

A TRAJETÓRIA EXPRESSIVA DA CRIANÇA, SEGUNDO MIRIAN CELESTE MARTINS

Segundo Martins (1998), o sistema educacional, as oportunidades oferecidas, os valores culturais e a predisposição genética influenciam de forma intensa nas produções, percepções e concepções artísticas da criança, sendo seu desenvolvimento expressivo organizado em quatro movimentos, cada um tendo uma significação própria. Os gestos, as tentativas, os desenhos e os movimentos rítmicos e corporais da criança pequena podem parecer ações isoladas, mas ela está em atitude de pesquisa, procurando ideias, exercitando sua ação e pensamento, manifestando-se tal exercício , através de garatujas gráficas, sonoras e corporais, provocando-lhe uma imensa satisfação. Para ela, a teoria de Piaget coloca que as variedades de rabiscos traçados pela criança se modificam com o passar do tempo, tornando-se circulares, triangulares, irregulares, horizontais e verticais. As formas vão se tornando cada vez mais complexas e surgem as mandalas, os sois e os radiais que são a gênese das primeiras figuras humanas. Todo este jogo de exercício está presente nesse Primeiro Movimento que a criança exercita com as diversas linguagens sendo de grande importância para sua vida. O Segundo Movimento expressivo encontra semelhanças entre vários teóricos do desenvolvimento infantil, como Piaget, e integra o movimento simbólico ao estágio pré-operatório de dois a sete anos de idade. A função simbólica é o centro de processo de ensino aprendizagem. A criança constrói seus símbolos através de suas ações e de diferentes formas de linguagem, fazendo representações por meio de objetos. No desenho, esse processo acontece lentamente, visto que dos rabiscos nascem as primeiras tentativas de desenhar e, posteriormente, da escrita. Se a escola valoriza apenas o sistema da linguagem oral e escrita, ela não irá proporcionar oportunidades para a realização de experiências importantes para a competência simbólica da criança. A arte tem um papel prioritário neste trabalho. O Terceiro Movimento expressivo corresponde, para Piaget, ao estágio das operações concretas, apresentando avanços consideráveis na compreensão dos conceitos para crianças de 9 a 10 anos de idade. A busca pela representação mais realista leva a criança a preocupar-se com regras e organização no momento de se expressar, refletindo sobre as cores e as formas da realidade. Nesse movimento, há mais autocrítica na comparação com o real, muitas vezes, levando a criança a desistir do seu desenho. Se o ensino de artes não oferecer outras possibilidades de representação, ampliação de referências e de observação, a criança pode sentir-se desestimulada em desenhar. A produção expressiva do Quarto Movimento acontece na adolescência. Piaget se refere a este período denominando-o de Estágio das Operações Formais, no qual há um refinamento do pensamento abstrato. O adolescente começa a explorar o pensamento sobre o mundo e das emoções, com mudanças de perspectivas na produção artístico-estética. Valorizar o repertório pessoal de cada aluno é essencial para incentivar a imaginação criadora, abrindo espaço para o mundo das artes. Para Martins (1998), os trabalhos baseados em projetos refletem uma atitude pedagógica fundamentada numa concepção de educação que valoriza a construção do conhecimento, além de ser uma forma de planejar, ensinar e aprender artes. O projeto é uma intenção que exige uma reflexão constante e deve ser continuamente replanejado e avaliado para que os objetivos sejam alcançados. Este modo de trabalhar tem uma dinâmica própria, devendo ser adequado às diferentes realidades de cada turma, não sendo transformado como apenas um método, mas numa atitude pedagógica que envolve investigação e diferentes formas de ensinar e aprender. A criança se apropria da arte, lendo, produzindo e vivenciando a própria produção. Desenvolve, ainda, competências simbólicas que estimulam a percepção, o pensamento e a imaginação, por meio da expressão artística, aprendendo artes de maneira significativa. A professora deve propor situações de aprendizagem, conduzindo as ações em torno do saber fazer, organizando o ambiente e diversos materiais para que a criança possa refletir sobre suas produções e a dos seus colegas em sala de aula.
Nessa semana a turminha do Maternal participou ativamente de atividades lúdicas e prazerosas.
Desenho com intervenção.
Meus pequenos tem avançado muito nas suas produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário