Quero nesse espaço, descrever meu cotidiano, minhas vivências de sala de aula e minhas emoções. Tudo o que ensino e tudo o que aprendo, minhas dúvidas e anseios e minhas realizações.
quinta-feira, 20 de março de 2014
Nossa rotina: O calendário
Quando penso em infância suas características e suas peculiaridades observo que o período mais importante para o desenvolvimento infantil vai desde a gestação até os 6 anos de idade, pois nessa fase a criança estabelecerá suas conexões com o mundo que a cerca.
A criança precisa desenvolver-se em todos os aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, por meio de uma educação bem estruturada que atenda as necessidades da criança.
Considero que a educação infantil é a base inicial desse processo educativo, esta deve ser um ambiente onde a infância possa ser vivida em toda sua plenitude, a Lei de Diretrizes e Base no artigo 29 ao dispor que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
O atendimento na educação infantil deve ser planejado de modo que não se separe a ideia do brincar da ideia do aprender e que proporcione um ambiente propício para descobertas possibilitando à criança construir seu próprio conhecimento.
Em nossa rotina temos vários momentos. Um deles é o registro do calendário.
O objetivos dessa atividade é que a criança aprenda sobre o funcionamento dos números num contexto específico, identifique a passagem do tempo e que organize acontecimentos do grupo, interpretando e compreendendo as regularidades da medida do tempo, como dia, mês e ano.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário