quarta-feira, 20 de agosto de 2014

ILHA DOS CINCO POVOS

Hora da História....Vamos usar a imaginação.....Nessa história que eu vou contar, vamos conhecer povos e lugares diferentes e aprender coisas que jamais imaginaríamos......
Tudo começa com uma viagem até uma ilha, nessa ilha existe um tesouro escondido e a cada página que construiremos desvendaremos uma pista sobre o tesouro.

1ª Atividade:- Pesquisamos muitas coisas sobre ilha, assistimos alguns vídeos na internet, o vídeo que as crianças mais gostaram foi o de Fernando de Noronha, observamos os animais que vivem ali bem como a vida marinha, a turminha ficou encantada com o banco de corais e os golfinhos. A maioria já tinha algum conceito formado sobre o assunto,  na roda da conversa o Thiago me disse que ilha é terra quente, a partir daí pesquisamos  as ilhas vulcânicas.  Registramos a capa da nossa história com desenho, giz de cera, lápis de cor e tinta. Essa atividade foi feita pela Yasmin G.E daí como chegaremos até a nossa ilha?




2ª Atividade: Chegaremos à Ilha de avião.



Nessa atividade conversamos sobre o meio de transporte aéreo, da sala apenas 2 crianças já viajaram de avião e o ponto de partida para a pesquisa novamente foi a TV., filmes e internet. Percebi que poucas crianças visitaram o aeroporto da cidade.Nosso registro foi a confecção de dobradura do avião, primeiramente brincamos e depois colamos.

Após a pesquisa fizemos uma lista. Mais uma vez pedi que prestassem bastante atenção nas dicas que eu dou durante a história pois essas dicas ajudarão a descobrir o tesouro.



3ª Atividade: Encontramos o primeiro povo: O APALPA-TUDO.
Nessa atividade trabalhamos o tato, a pele, as sensações. Fizemos experimentos na sala com texturas diferentes, tateamos objetos lisos, ásperos, quentes, frios, duro, mole, grosso, fino e percebemos que através da pele podemos sentir o mundo. Observamos também as digitais e as crianças descobriram a particularidade da nossa digital, nesse sentido somos únicos. Mostrei o documento que utiliza a nossa digital: o R.G. e conversamos sobre a importância do documento. Algumas crianças já possuem o documento, outras nem ouviram falar, observaram então o documento da professora.




4ª Atividade: Depois que desbravamos o lugar, fomos até o porto e embarcamos.


Nessa atividade levantamos todas as hipóteses, todos os tipos de transportes aquáticos. Muitas crianças nunca viram um barco ou navio, então utilizei mais uma vez a internet como ferramenta. Fizemos uma pesquisa e analisamos vários tipos: barco, lancha, navio, canoa, jangada, jet ski etc.

5ª Atividade: Depois de navegarmos bastante, encontramos o segundo povo: O CHEIRINHO CHEIROSO.



Nessa atividade foi trabalhado e explorado os cheiros, odores agradáveis e nem tanto, sentimos cheiros tentamos nomeá-los e discriminá-los. Foi discutido também a questão da limpeza, cuidados com o nariz.

6ª Atividade: FOMOS A CAVALO.


A tração animal, uma forma de transporte muito utilizada ainda no nosso pais. Nessa atividade foi observada várias figuras e discutido sobre os maus tratos dos animais.

7ª Atividade: ENCONTRAMOS O TERCEIRO POVO: O OLHO QUE TUDO VÊ.



Nessa atividade foi levantado os problemas da deficiência visual, conversamos sobre o uso do óculos pela Isabely, da professora Eva, falamos sobre bullying etc. Discutimos também os cuidados com o olho, acidentes, limpeza etc.

8ª Atividade: FOMOS A PÉ



Essa atividade foi rica. Elencamos tudo que podemos fazer com os pés e o que não poderíamos fazer sem eles. Descobrimos sua importância. Manter a higiene, cuidados com as unhas.

9ª ATIVIDADE: ENCONTRAMOS O QUARTO POVO: OS MIL SABORES



Nossa boca, o paladar...falamos sobre a higienização da boca, dos dentes e da língua. Sobre todos os cuidados que devemos ter com o que colocamos na boca e engolimos. Aprendemos também sobre os botões gustativos experimentando o doce, o salgado, o azedo e o amargo.

10ª ATIVIDADE: FOMOS DE TREM



Meio de Transporte terrestre. Muito utilizado antigamente. Nessa atividade usamos as formas geométricas para a construção, ficou bacana. As crianças conhecem o trem, porém ninguém utilizou.

11ª ATIVIDADE:ENCONTRAMOS O QUINTO POVO: O OUVE TUDO.



Nessa atividade foi feito a pintura com lápis de cor, o contorno com canetinha hidrocor. O que mais foi discutido foi a limpeza do ouvido.

Chegamos ao final do passeio e o tesouro? Onde o tesouro está escondido? Qual é o nosso maior tesouro?



Muitas respostas...mas o nosso maior tesouro é o nosso corpo, nosso bem maior, cada um deve se cuidar.
Essa atividade foi rica de experiências, histórias e conceitos. Ficou show.......parabéns amiguinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário