terça-feira, 29 de abril de 2014

Projeto Livro da Vida

PROJETO: LIVRO DA VIDA Alunos atendidos: Jardim I Duração do projeto: Ano -2014 Justificativa: No Livro da Vida, os alunos, ao relatarem experiências do seu dia-a-dia, expressam suas memórias e retratam diferentes formas de perceber a aula e a vida. Através desse instrumento de expressão da escrita, lhes é possível: reter ideias, resumir uma atividade e relatar informações. Consolidam, assim, uma pequena ligação de coerência entre a vida dentro da escola e fora dela. Do ponto de vista do professor, o Livro da Vida fornece elementos para que esse planeje suas ações e intervenções na prática cotidiana, possibilitando, ainda, avaliação integrada do conhecimento. O Livro da Vida é uma técnica desenvolvida pelo educador Célestin Freinet. Um pouco de Freinet O pedagogo francês Celéstin Freinet (1896-1966) foi um grande educador popular e um inovador. Com certeza, sua paixão pelo diálogo com as crianças e a aversão a qualquer forma de autoritarismo e de "didatismo" não angariaram muita simpatia para esse comunista convicto junto aos burocratas. Por volta de 1925, Freinet encontrava-se incapacitado de passar o dia dando aulas expositivas para os filhos de camponeses, seus alunos, nas aldeias do sul da França, por causa de um ferimento no pulmão durante a Primeira Guerra Mundial. Conhecedor das ideias da Escola Nova (na época, chamada de "Escola Ativa"), ele buscava caminhos para adaptá-las ao trabalho com crianças humildes. A solução veio quando Freinet comprou uma velha imprensa, dessas de fazer jornais, e colocou-a no coração de sua sala. As crianças começaram a montar textos em que descreviam seus passeios pela aldeia, seus sonhos, seu mundo. Eles eram compostos e impressos até pelas crianças ainda não alfabetizadas. Logo, os alunos trocavam, pelo correio tradicional, textos, desenhos e poesias com escolas da França, de outros países da Europa e até da África. Essa técnica, que ficou conhecida como correspondência interescolar, juntamente com os contatos com a comunidade e o texto livre (desenha-se e/ou escreve-se livremente sempre que houver vontade de expressar algo), constitui um dos fundamentos do método natural, criado por Freinet e relatado em uma série de livros belíssimos. O trabalho de Freinet despertou grande admiração, inclusive de Piaget, que considerava o educador francês um pedagogo genial. Também teve muitos críticos, que o censuravam por promover a anarquia e a falta de rigor. As acusações parecem injustas, especialmente quando constatamos o alto grau de desenvolvimento da autonomia e do espírito crítico em alunos que frequentam boas escolas Freinet. O trabalho iniciado pelo pedagogo francês multiplicou-se e, até hoje, encontramos um grande número de escolas que adota a sua pedagogia. O trabalho de Freinet também pode inspirar escolas de linha mais tradicional que buscam renovar e enriquecer suas práticas. Livro da Vida Funciona como um diário da classe, registrando a livre expressão (texto, desenho e pintura). Esta atividade permite que as crianças exponham seus diferentes modos de ver a aula e a vida. É o documento que registra todos os acontecimentos importantes da classe. Nele os alunos colocam seus desenhos, escrevem, colam desenhos, notícias, recortes, fotos e tudo o mais que considerem relevantes. Este é o documento onde estará registrada a evolução do trabalho da turma e poderá ser lido pelos colegas, pais e professores. Objetivo: - Construir, produzir e registrar textos e ações do cotidiano escolar. Esse Projeto está se iniciando no dia 29/04/2014 com uma contação de história. A Profª Eva e a Profª Elaine contou com a colaboração da PROFª Ana Maria Aparecida Martins que graciosamente organizou a chegada para todas os alunos da escola. Foi um momento muito mágico, a Profª Ana Maria se vestiu de vovó e encantou as crianças com suas histórias. Todas as crianças ficaram atentas para as histórias que a vovó contava sobre suas recordações passadas e a importância de registrar nossas lembranças. No final a vovó trouxe de presente os livros da vida para a turma do JD I e do MAT I. Os alunos amaram a narração, a presença da personagem da vovó que estava muito bem caracterizada.

3 comentários: