terça-feira, 17 de junho de 2014

PROJETO: EU E O OUTRO


Conscientizar o indivíduo a respeitar o “outro” observando as diferenças; são atitudes que devem ser estimuladas dentro de todos os segmentos da sociedade (escola, família, etc.).
Penso que na educação infantil podemos utilizar de uma metodologia simples para tal conscientização.
     1-  OBJETIVO GERAL
ü  Provocar no aluno a reflexão de suas relações interpessoais levando-os a respeitar os outros e entender seus direitos e deveres.
2-  OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Estimular a pratica do respeito mútuo na comunidade escolar. 
ü  Proporcionar ao aluno a construção de sua identidade pessoal. 
ü  Promover a valorização e respeito à diversidade. 
ü  Praticar valores como: amor, igualdade, ética, cidadania, solidariedade e respeito. 
      3-  METODOLOGIA 
ü  Apresentar todo o projeto e explicar aos pais para que os mesmos possam acompanhar seu desenvolvimento.
ü  Confeccionar em feltro um boneco e distribuir aos pais para que juntamente com seus filhos possam decorar com roupinhas, fazer os olhos, boca, nariz, cabelo enfim, transformar esse boneco na representação simbólica da sua criança.

      4- DESENVOLVIMENTO
ü   Ao receber todos os bonecos, a professora apresentará as crianças nomeando-os e elencando suas características.
 ü  Fixar o boneco em um quadro que ficará exposto, inicialmente será trabalhada a chamada diária, a quantidade de presenças e faltas. Esse momento será importante para que a criança visualize e identifique o seu boneco e dos amigos.
 ü  Após essa fase, as crianças brincarão a vontade com seus bonecos a todo tempo e hora, serão desenvolvidos vários temas propostos pela professora ou pelos alunos, ou ainda assuntos que surgem diariamente que estão dentro da proposta do projeto, a partir dos assuntos serão realizados os trabalhos propostos.
ü  Roda de conversa- serão propostos assuntos de importância para as crianças: amor, família, escola, verdade, religião, amizade, músicas, brincadeiras, conteúdos dos eixos temáticos da educação infantil
ü   Histórias Infantis variadas abordando temas comuns: Ética e respeito, família, culturas variadas, gênero e raça, identidade pessoal, idosos, aparência física, deficientes, boas atitudes. Projeto Ler é viver- O aluno conta a história: a criança leva o livro de história para casa e com o apoio da família aprende tudo que está escrito e depois conta a história para os colegas em sala de aula, depois faz o relato.
ü  Os alunos são diferentes, por isso é preciso entender que muitas atividades vão proporcionar o prazer em aprender para alguns e outros não. Para isso é preciso realizar diversas atividades para que todos possam aprender com prazer, e isso é muito importante na infância.
5-  RESULTADOS PREVISTOS
     Espero com esse projeto levar os alunos a uma conscientização e aprendizado no sentido de respeitar o próximo e entender seus direitos, colocando-se no lugar do outro.
     6-  REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: volumes 1, 2 e 3/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF,1998.
 
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário: