Conscientizar o indivíduo a respeitar o “outro”
observando as diferenças; são atitudes que devem ser estimuladas dentro de todos
os segmentos da sociedade (escola, família, etc.).
Penso que na educação infantil podemos utilizar de uma metodologia simples para tal conscientização.
1- OBJETIVO GERALPenso que na educação infantil podemos utilizar de uma metodologia simples para tal conscientização.
ü Provocar no
aluno a reflexão de suas relações interpessoais levando-os a respeitar os
outros e entender seus direitos e deveres.
2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Estimular a pratica do respeito mútuo na comunidade escolar.
ü Proporcionar ao aluno a construção de sua identidade pessoal.
ü Promover a valorização e respeito à diversidade.
ü Praticar valores como: amor, igualdade, ética, cidadania, solidariedade e respeito.
3- METODOLOGIA2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Estimular a pratica do respeito mútuo na comunidade escolar.
ü Proporcionar ao aluno a construção de sua identidade pessoal.
ü Promover a valorização e respeito à diversidade.
ü Praticar valores como: amor, igualdade, ética, cidadania, solidariedade e respeito.
ü Apresentar
todo o projeto e explicar aos pais para que os mesmos possam acompanhar seu
desenvolvimento.
ü Confeccionar
em feltro um boneco e distribuir aos pais para que juntamente com seus filhos
possam decorar com roupinhas, fazer os olhos, boca, nariz, cabelo enfim,
transformar esse boneco na representação simbólica da sua criança.
4- DESENVOLVIMENTO
ü Ao
receber todos os bonecos, a professora apresentará as crianças nomeando-os e
elencando suas características.
ü Fixar o
boneco em um quadro que ficará exposto, inicialmente será trabalhada a chamada
diária, a quantidade de presenças e faltas. Esse momento será importante para
que a criança visualize e identifique o seu boneco e dos amigos.
ü Após essa
fase, as crianças brincarão a vontade com seus bonecos a todo tempo e hora, serão
desenvolvidos vários temas propostos pela professora ou pelos alunos, ou ainda
assuntos que surgem diariamente que estão dentro da proposta do projeto, a
partir dos assuntos serão realizados os trabalhos propostos.
ü Roda de
conversa- serão propostos assuntos de importância para as crianças: amor,
família, escola, verdade, religião, amizade, músicas, brincadeiras, conteúdos
dos eixos temáticos da educação infantil
ü Histórias Infantis variadas abordando temas comuns: Ética e respeito, família, culturas variadas, gênero e raça, identidade pessoal, idosos, aparência física, deficientes, boas atitudes. Projeto Ler é viver- O aluno conta a história: a criança leva o livro de história para casa e com o apoio da família aprende tudo que está escrito e depois conta a história para os colegas em sala de aula, depois faz o relato.
ü Os alunos são diferentes, por isso é preciso entender que muitas atividades vão proporcionar o prazer em aprender para alguns e outros não. Para isso é preciso realizar diversas atividades para que todos possam aprender com prazer, e isso é muito importante na infância.
5- RESULTADOS PREVISTOS
Espero com esse projeto levar os alunos a uma conscientização e aprendizado no sentido de respeitar o próximo e entender seus direitos, colocando-se no lugar do outro.
6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICASü Histórias Infantis variadas abordando temas comuns: Ética e respeito, família, culturas variadas, gênero e raça, identidade pessoal, idosos, aparência física, deficientes, boas atitudes. Projeto Ler é viver- O aluno conta a história: a criança leva o livro de história para casa e com o apoio da família aprende tudo que está escrito e depois conta a história para os colegas em sala de aula, depois faz o relato.
ü Os alunos são diferentes, por isso é preciso entender que muitas atividades vão proporcionar o prazer em aprender para alguns e outros não. Para isso é preciso realizar diversas atividades para que todos possam aprender com prazer, e isso é muito importante na infância.
5- RESULTADOS PREVISTOS
Espero com esse projeto levar os alunos a uma conscientização e aprendizado no sentido de respeitar o próximo e entender seus direitos, colocando-se no lugar do outro.









Ohh galera linda!!!
ResponderExcluir